Baião, Portugal

Fim de semana fora de tempo, era esse o objetivo que corria no pensamento.

Tarde chuvosa, mas no intimo a alegria e satisfação permanência. Aqueles verdes, aquelas montanhas, tão caracteristicamente portuguesas.

As mulheres que passavam por nós na rua com o seu avental, com sua estatura redonda, ar sério, mãos grossas, de pés calçados por socas. Aí estavam apresentados o Portugal de uns 30 anos atrás, tal como uma viagem ao passado, no café, ao sábado à tarde, as motas estacionadas, autenticas relíquias colocadas em fila. Na porta via-se dois jovens, com as vestimentas características de um sábado à tarde, o seu fato de treino, relaxado e com ar de sono.

Rejozivilantes, continuamos pelas inclinações sinuosas, seguindo as indicações de uma voz ruborizada através do telemóvel, sem o qual seria muito difícil chegarmos ao destino.

Antes de chegarmos, eis que um carro parado no meio da estrada, tentava pedir informações, dirigiu-se a nós como uma salvação, já que ali não se encontra viva alma. Perguntou pelo o Hotel Douro Palace, que segundo a sua máquina ruborizada tinha-o deixado ali, no meio dos verdes.

O nosso ainda dizia para avançar uns 200 metros:

-Siga-nos que também para aí é o nosso destino.

E assim chegamos, dois casais desconhecidos ao mesmo tempo. De espera para o checking, dão-nos uma toalha, segundo o que dizem, para hidratar as mãos… Enquanto isso, reparava de como aquela estrutura era bonita, um edifício dentro de outro edifício, mas os dois viviam em harmonia, juntamente com quadros de grandes dimensões de vários artistas.

Entretanto ouço, um casal de idade madura é lhes dito, que o hotel em que fizeram a reserva não era aquele, mas o do outro lado do rio. Ups!!! Ainda bem que a máquina não me levou para outro sitio a não ser o correcto, pois já estávamos prontos para desfrutar da beleza do sítio.

Assim que entramos no quarto, aquela árvore central, com os caminhos que lhe apontavam, e como fundo o rio e o vale por trás, ah que belo! Tínhamos chegados ao destino.

IMG_9453

No spa, pequeno mas a funcionar, desde hospedes agarrados ao smartphone, ao tablet e até a correr, podemos relaxar e ficar em modo zen com a sauna e turco. Problema? Não tinha lugares, estava tudo ocupado, por sorte ficaram umas cadeiras, caso contrário deitava-me mesmo no meio, no chão, deitada é que tinha de ficar.

Com a queda do manto da noite, o céu estava um pouco enevoado e sombrio, mas no hotel passava-se todo um ambiente acolhedor e muito interessante. Tivemos a agradável surpresa de estarem a tocar música ao vivo no piano de cauda. Uma maravilha!

Quando voltamos ao quarto, o que era de dia a imagem da árvore central, passou a focar-se no rio… que se transformou numa estrada em que por ela passeavam alegremente algumas nuvens.

baio

Untitled_Panorama4-1

Ao amanhecer, com esta vista nebulosa começava um novo dia.

O destino era passar pela Fundação Eça de Queiroz. Estava com a agradável memória de lá voltar… voltar àquele jardim, e àquelas árvores.

Olhando para as folhas, vendo o seu reflexo cintilante, com o seu movimento delicado ondulante com o vento, relembro-me de Eça, que tal como ele, tento perceber, o seu fora de tempo, e permanência em admiração de tal acontecimento, dizendo que havia sempre acontecimentos, quando da sua janela via as folhas das árvores.

IMG_4390

Optamos por ir ao restaurante  Tormes, que ficava mesmo ao lado da Fundação. Bebemos um vinho refrescante, em que Eça descreveu:

Caindo do alto, da bojuda infusa verde – um vinho fresco, esperto, seivoso, e tendo mais alma, entrando mais na alma, que muito poema ou livro santo.

A Cidade e as Serras

Passeando pelos seus recantos, aventuramo-nos pelos caminhos da sua terra. Um pedaço de magia de cores, sons e cheiros agradáveis que me fizeram recordar a infância.

IMG_4402

IMG_4407

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s