Rússia séc. XIX

Tolstói, com toda as suas visões consegue levar o leitor para o início do séc. XIX. Os inúmeros cenários personagens e ação, são tão detalhadamente descritos que criam imagens vivas de uma série de enredos que se tocam e se entrelaçam entre si.

Nunca tendo ido à Russia, consegue despertar em mim a vontade de lá ir. Sei, que esta vontade é surgida através da leitura, mas será que não se manteve nada no povo e no país vestígios desse tempo? Será que esse amor à pátria,  o orgulho, e a confiança no seu exército, descrito por Tolstói não permanece?

As plantações de cereais de campos intermináveis, os trabalhos forçados dos mujiques, o seu cafetã,  e o seu refugio na vodca.

ivan-kramskoi-contemplation

O contemplador, Ivan Kramskoy, 1874

A mulher ter como um dos seus principais objectivos o casamento, e constituição de família. As divergências entre as cidades de Moscovo e São Petersburgo, em que os petersburguenses tratavam aos caros moscovitas por “povo da província”. Aquela animosidade pelos alemães, o gostos pelas caçadas, pelas modas que vinham da Europa. Moscovo ainda é chamado  Moscou la sainte (por ter mais de 200 igrejas)? A adoração ao soberano,  ao czar, o respeito que lhe tinham e o nem se permitir insinuar algo negativo a seu nome,  continuarão com o mesmo respeito e adoração para o seu presidente de agora?

Russian-honour-guard-perform-032414D5361AFB65

Certamente que muita coisa mudou, que os bailes imponentes e jantares em que numa só mesa se encontravam 300 pessoas organizadas por ordem de importância, onde esses mesmo jantares e bailes, eram reveladores da sua riqueza e poder, não serão os mesmos.

Não sei, e mesmo lá indo não será com tanta facilidade que conhecerei tão vivamente como me é descrito nestas viagens pelos livros Guerra e Paz e Anna Karenina.

Mas o Kremlin, por onde Alexandre I primeiro apareceu para incentivar o povo ao patriotismo, na altura em que Napoleão invadia o território russo, não terá isso ficado intemporal? Não estará aí ainda essa tensa energia dessas aparições e outras mais?

Com isto a curiosidade e o interesse por conhecer o maior país do mundo tem crescido a cada página que leio.

Provérbio russo:

Ao receberem-te, pela roupa és julgado; à despedida, pela inteligência tratado.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s