O castanheiro!

Na Natureza nunca eu descobriria um contorno feio ou repetido! Nunca duas folhas de hera, que, na verdura ou recorte, se assemelhassem! Na cidade, pelo contrário, cada casa repete servilmente a outra casa; todas as faces reproduzem a mesma indiferença ou a mesma inquietação; as ideias têm todas o mesmo valor, o mesmo cunho, a mesma forma, como as fibras; e até o que há mais pessoal e íntimo, a Ilusão, é em todas idêntica, e todos a respiram, e todos se perdem nela como no mesmo nevoeiro… A mesmice — eis o horror das Cidades!

— Mas aqui! Olha para aquele castanheiro. Há trés semanas que cada manhã o vejo, e sempre me parece outro… A sombra, o sol, o vento, as nuvens, a chuva, incessantemente lhe compõem uma expressão diversa e nova, sempre interessante. Nunca a sua frequentação me poderia fartar…

Eu murmurei:

— É pena que não converse!

O meu Príncipe recuou, com olhares chamejantes, de apóstolo:

— Como que não converse? Mas é justamente um conversador sublime! É claro, não tem ditos, nem parola teorias, ore rotundo. Mas nunca eu passo junto dele que não me sugira um pensamento ou me não desvende uma verdade…

Ainda hoje quando eu voltava de pescar as trutas… Parei: e logo ele me fez sentir como toda a sua vida de vegetal é isenta de trabalho, da ansiedade, do esforço que a vida humana impõe; não tem de se preocupar com o sustento, nem com o vestido, nem com o abrigo; filho querido de Deus, Deus o nutre, sem que ele se mova ou se inquiete… E é esta a segurança que lhe dá tanta graça e tanta majestade. Pois não achas?

A Cidade e as Serras Eça de Queirós

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s