O lado materno

O amor e o prazer pareciam-lhe as únicas realidades capazes de darem verdadeiramente calor e valor à vida. A ambição era-lhe desconhecida, o bispo não valia para ele mais que o mendigo; do mesmo modo, a aquisição e a posse de bens não conseguiam cativá-lo, desprezava-os, nunca lhe teriam merecido o mais pequeno sacrifício e esbanjava despreocupadamente o muito dinheiro que em certas ocasiões chegava a ganhar.

O amor das mulheres e o jogo erótico estavam para ele acima de tudo, e a sua frequente tendência para a tristeza e para o tédio provinha da experiência da efemeridade e da volatilidade do prazer. A labareda rápida, volátil, deliciosa do gozo carnal, a sua breve, desejosa combustão, a sua célere extinção — parecia-lhe ali contigo o âmago de todas as vivências, para ele aquela experiência simbolizava toda a alegria e todo o sofrimento da vida. Podia entregar-se àquela melancolia e ao calafrio perante a transitoriedade da existência com a mesma entrega com que se abandonava ao amor, e também ela era amor, também ele era prazer. Tal como o gozo amoroso sabe com certeza, mesmo no instante do seu supremo êxtase, que irá ter de dissipar e extinguir com o próximo alento, também a mais íntima solidão e entrega à melancolia estava certa de que iria ser, subitamente, de novo devorada pelo desejo e por uma renovada aceitação do lado solar da vida. A morte e a volúpia eram uma e a mesma coisa. Podia chamar-se à mãe da vida amor ou prazer, tal como podia chamar-se túmulto ou putrefação. A mãe era Eva, e era ela a fonte da felicidade e a origem da morte, eternamente parindo e eternamente sacrificando; nela se encontravam unidos o amor e a crueldade, e quanto mais ele a interiorizava, mais a sua imagem se tornava metáfora e símbolo sagrado.

Goldmund sabia, não conscientemente e de uma forma verbalizada, mas com o conhecimento mais íntimo e profundo do sangue, que o seu percurso o conduzia à mãe, ao gozo e à morte. O lado paterno da vida, o espírito e a vontade, não eram o seu território.

Hermann Hesse, Narciso e Goldmund

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s